5 dicas para ganhar espaço na memória do celular

Boa leitura!
Smartphones com armazenamento cheio ficam lentos e podem travar mais, além de não ter espaço para mais fotos e vídeos.

Com o tempo de uso, nosso celular vai ficando cada vez mais cheio, o que pode deixar o aparelho mais lento e com travamentos. A MeuCelular.com tem algumas dicas para você liberar memória e deixar seu smartphone mais leve.

É bom explicar que a lentidão dos celulares pode ser resultado de um sistema operacional mais novo e exigente, que está fazendo o processador e a memória do aparelho trabalharem dobrado; aplicativos mais modernos e pesados; muitos apps rodando em segundo plano, consumindo memória RAM o dia todo; ou até um desgaste natural da memória flash e do armazenamento do smartphone.

Essas questões podem ser resolvidas reiniciando o celular, atualizando o sistema, tirando efeitos e animações ou, em último caso, restaurando o aparelho para as configurações de fábrica.

Já para o espaço de armazenamento interno, existem algumas coisas que podemos fazer para ganhar espaço, o que também vai melhorar o funcionamento geral do celular.

1- Limpe a memória cache

A memória cache é uma memória de acesso rápido, com dados e instruções mais usados pelo processador, para acelerar a execução do sistema. Mas esses arquivos ocupam um espaço que pode fazer falta, especialmente, em aparelhos básicos e com menos armazenamento. Limpe a memória cache periodicamente nas configurações, normalmente, em Armazenamento.

2- Apague apps não utilizados

Desinstale os aplicativos que você não utiliza ou utiliza pouco. Eles ocupam espaço no armazenamento e podem causar lentidão no uso. Mantenha instalado o que é realmente importante. Se precisar de algum app em especial, tenha espaço livre para reinstalá-lo novamente. Você pode também procurar versões mais leves dos apps, chamadas de Lite.

3- Faça uma limpa nos arquivos, fotos e vídeos

Para ganhar espaço, vale mudar a opção de salvamento das fotos do Google Fotos ou Fotos do iPhone para a mais econômica, que salva as imagens em boa resolução, mas não na qualidade máxima disponível.

O Google Fotos, em especial, tem a função Liberar Espaço, que identifica fotos e vídeos salvos na nuvem do Google Drive e remove todos eles do smartphone. Mas só faça isso depois de confirmar que o backup está atualizado.

E faça bom uso dos backups em nuvem. Além do upload automático do iCloud ou Google Drive, se for preciso, assine o serviço para aumentar seu espaço e garantir todos os seus arquivos salvos, ou divida suas memórias entre outros serviços, como OneDrive e Dropbox.

4- Remova arquivos e pastas de apps desinstalados

Vários apps deixam rastros, pastas e arquivos que ocupam armazenamento, uma questão especialmente crítica nos celulares Android. Para se livrar deles, use um gerenciador de arquivo, como o Files do Google, ou programa para limpeza. Mas procure um app confiável, não baixe de qualquer lugar.

5- Limpe o Whatsapp

Bons brasileiros que somos, apostamos que seu Whatsapp está cheio de fotos, vídeos, memes e figurinhas, além de conversas já finalizadas. Tire um tempo para arquivar conversas importantes e apagar todas as outras que não precisam ficar guardadas, assim como os grupos que já não têm mais atividade.

Depois, vá às Configurações do app, Armazenamento e Gerenciar Armazenamento para apagar itens recebidos. Se há fotos e vídeos importantes, salve no rolo da câmera e transfira para um serviço de nuvem ou computador, como dissemos acima. Para todo o resto, apague sem dor no coração.

Celular novo com 32, 64, 128 ou 256 GB?

Se você está pensando em trocar de celular, uma das coisas mais importantes para olhar, junto com marca, modelo e preço, é o espaço de armazenamento. Isso porque o bom funcionamento do smartphone depende da combinação de um processador eficiente, uma razoável quantidade de memória RAM e o espaço para armazenamento dos arquivos.

Ainda existem aparelhos básicos que vêm com apenas 16 GB, o que é bem pouco espaço, considerando que a parte ocupada pelo sistema Android é mais da metade disso. Mesmo nos celulares com 32 GB, sobra pouco espaço para o usuário que costuma gravar vídeos, tirar muitas fotos, instalar diversos aplicativos e jogos. Pouco espaço livre significa mais travamentos e aparelho mais lento.

Por isso, o mínimo desejável em um smartphone de perfil intermediário, hoje em dia, são 64 GB de espaço. Isso vai permitir acessar arquivos e aplicativos sem problemas, assim como o sistema operacional trabalhar sem travamentos.

Os celulares mais avançados e premium já vêm com mínimo de 128 GB de espaço, garantindo armazenamento de sobra para os arquivos, para fotos e vídeos de alta resolução e tudo mais o que você utiliza. As opções de armazenamento em modelos avançados e nos topo de linha chegam a 256 GB ou 512 GB, principalmente, naquelas com destaque para câmeras.

O novo iPhone 13 Pro Max, por exemplo, tem opção de 1 TB de espaço, para permitir muitas horas de gravação de vídeo no formato bruto de alta qualidade, que os profissionais utilizam para diferentes formatos de edição.

Aproveite para pesquisar os modelos de smartphones com especialistas da MeuCelular.com atraves do nosso WhatsApp ou Instagram para fazer sua próxima escolha.

Curtiu o conteúdo?